Províncias

Luena com restrições de energia eléctrica

Kapalo Manuel

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, regista restrições no fornecimento de energia eléctrica até ao próximo dia 30, devido aos trabalhos de ligação de cabos de alta e média tensão, que estão a ser feitos na subestação do município de Camanongue, segundo o director provincial de produção da ENDE - Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade.

Decorrem trabalhos de expansão da rede de média tensão
Fotografia: Edições Novembro

 Gaspar Cristóvão afirmou que desde o passado dia 20 que a linha de alta tensão de 110 kilowatts,  da Chihumbue, no município do Dala, na Lunda Sul, está fora de serviço, para trabalhos de interligação.
Gaspar Cristóvão esclareceu que a intervenção que está a ser feita vai permitir reforçar o projecto de expansão da rede de baixa e média tensão na vila de Camanongue. O director de produção da ENDE acrescentou que durante os trabalhos  Luena vai sofrer redução de potência disponível,na ordem de cinco megawatts.“A distribuição em algumas localidades será feita a partir de geradores ou centrais térmicas, que não conseguem satisfazer a demanda”, sublinhou, acrescentando que os consumidores não terão problemas em pagar o consumo mensal, devido às vantagens que o sistema pré-pago oferece.
Segundo o director de produção da ENDE, enquanto durarem os trabalhos, a instituição envida esforços para que a população não fique sem energia num tempo superior a 8 horas por dia.
 Gaspar Cristóvão disse que a ENDE está apenas em dois municípios, Luau e Camanongue. No município de Camanongue, acrescentou, o plano de interligação está quase no fim e vai beneficiar cerca quatro mil consumidores.

Tempo

Multimédia