Províncias

Luena prepara festejos dos 93 anos

Lino Vieira| Luena

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, prepara-se para acolher o acto das comemorações dos 93 anos da fundação da província do Moxico, que se assinala na próxima quarta-feira, 15 de Setembro.

Rua do Luena que completa mais um ano
Fotografia: Daniel Benjamim

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, prepara-se para acolher o acto das comemorações dos 93 anos da fundação da província do Moxico, que se assinala na próxima quarta-feira, 15 de Setembro.
Para manter a cidade em condições agradáveis no período das festas, a Administração municipal programou uma série de actividades, como o saneamento básico, pintura das árvores e melhoramento dos espaços verdes.
O administrador municipal adjunto do Luena, Bento Luembe Paulino, garantiu que
tudo está a ser feito para que a cidade acolha com dignidade todos os munícipes e visitantes durante as festividades.
“Já temos todas as condições preparadas, desde o saneamento básico, energia e água, as forças da ordem e segurança, e um conjunto de aparatos para uma convivência salutar”, garantiu.
Bento Luembe Paulino assegurou que o Luena “é uma cidade em franco crescimento. A construção de infra-estruturas sociais básicas, o aumento de unidades hoteleiras e estabelecimentos comerciais e de centros de lazeres têm dado maior confiança aos munícipes que perspectivam um futuro risonho”.

Historial

Luena, erguida num planalto de 1.320 metros de altitude, é uma das poucas cidades de Angola com ruas largas em dois sentidos. Tem casas alinhadas em quarteirões, sombreadas por mangueiras e acácias rubras. O seu aspecto arquitectónico prende a atenção de qualquer forasteiro.
Luena é uma cidade calma, principalmente aos fins-de-semana. As autoridades administrativas locais sempre se preocuparam em manter a “paróquia” limpa. A famosa lagoa do Muximoji, a 14 quilómetros da cidade, representa o cartão de visita. O local encanta milhares de turistas.
Em saudação a mais um aniversário da cidade, segundo Bento Luembe Paulino, a cidade de Luena vai ser palco da emissão em directo do programa “Bom Dia Angola”, da Televisão Pública de Angola, e de vários espectáculos, entre os quais o de Yuri da Cunha e a sua banda.

Tempo

Multimédia