Províncias

Mais água potável para a população

José Rufino | Luena José Rufino | Luena

Mais de oito mil famílias da vila de Kangamba, no município do Luchazes, província do Moxico, contam com  mais água potável, com a entrada em funcionamento de sete sistemas de captação, com capacidade de bombear 10 mil litros cada.  

As infra-estruturas sociais inauguradas pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos Liberdade, farão com que os munícipes deixem de percorrer longas distâncias em busca do produto, como no passado, evitando, deste modo, determinadas doenças.
O administrador municipal dos Luchazes, Moisés Capalo Cambembe, disse que a água deixa de ser um problema para a população da vila de Kangamba que, durante anos, tinha de percorrer três a quatro quilómetros, com todos os riscos, para conseguir o produto.
Moisés Capalo Cambembe garante que, após ter sido resolvida a questão da água, a Administração Municipal do Luchazes e o governo da província estabelecem mecanismos para que, nos próximos tempos, a vila de Kangamba tenha iluminação pública e domiciliar.
Relativamente aos sectores da Saúde e da Educação, o administrador considerou estável, notando-se, como disse, um crescimento de infra-estruturas escolares, que têm permitido o ingresso de muitas crianças no sistema de ensino. O mesmo, acrescentou, verifica-se com o aumento de centros e postos médicos.

Tempo

Multimédia