Províncias

Mais alfabetizadores para a sede comunal

A comuna de Cangumbe, Moxico, conta com mais 44 alfabetizadores, que terminaram a formação em didáctica pedagógica, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar.

A acção formativa foi orientada por formadores locais e técnicos da Direcção Nacional do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar. O administrador comunal de Cangumbe, Nito Franga, que encerrou a formação, encorajou os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos, para o êxito do ensino.Habitantes da comuna de Cangumbe enalteceram o empenho do Governo Provincial, consubstanciado na abertura de mais uma sala para aulas de alfabetização na região.
A alfabetizadora Paulina Nguve disse que a acção do Governo está a encorajar os habitantes da comuna de Cangumbe a aprenderem a ler e escrever.“Estou satisfeita com o facto do Governo Provincial ter enviado material didáctico para ajudar a população a aprender a ler e escrever, com vista a contribuirmos para o crescimento social e económico da região” disse.
Rúben Castro, também participante na formação, reconheceu que o apoio do governo às aulas de alfabetização é importante. As campanhas de sensibilização em Cangumbe vão continuar para que a população, sobretudo, as mulheres e antigos combatentes, possam aprender a ler e escrever.

Tempo

Multimédia