Províncias

Mais de mil cidadãos fazem cursos profissionais

Daniel Benjamim | Moxico

Mais de mil jovens frequentam desde ontem, na cidade do Luena, na província do Moxico, cursos de formação profissional nas áreas de alvenaria, agricultura, electricidade, canalização, decoração, pastelaria, culinária entre outras especialidades.

Fotografia: Edições Novembro

A acção formativa, que decorre sob orientação do Instituto Nacional de Formação Profissional (INEFOP), está a ser administrada no Centro de formação profissional, Dr. António Agostinho Neto, Pavilhões de Artes e Ofícios e  no Centro de Empreendedores.
A chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Mo-xico, Ester Celestino, disse na cerimónia de abertura que, a formação vai conferir aos jovens “enormes qualificações para a valorização da mão-de-obra local e assegurar, consequentemente, o desenvolvimento socioeconómico da província.
Ester Celestino frisou ainda que, a formação, que terá du-ração de nove meses, vai proporcionar aos participantes, “conhecimentos fundamentais e habilidades práticas, que lhes permitirão conseguir emprego sem grandes constrangimentos”. />A responsável do INEFOP exortou, por outro lado, os empregadores locais a colaborarem  com o governo para a criação de emprego e, de igual modo, ajudar a implementação do Plano Nacional de Formação Profissional que o Executivo está levar acabo.
O vice-governador para sector Político Económico e Social, Carlos  Masseca, sub-linhou na ocasião que, “a ac-ção formativa é um processo contínuo, e visa dotar os participantes de instrumentos que lhes permitam prestar serviços de qualidade, quer nas instituições públicas  quer em privadas.
Carlos Alberto aproveitou a ocasião para informar que o Governo Provincial vai implementar mais centros de formação em todos os municípios, ao mesmo tempo que encorajou os jovens a aderirem às acções formativas.

Tempo

Multimédia