Províncias

Milhares de novos alunos já matriculados no Moxico

José Rufino | Moxico

No próximo ano lectivo, 37.890 novos alunos são inseridos no sistema normal de ensino e aprendizagem, em diversos níveis, com a entrada em funcionamento de 336 novas salas de aulas, inauguradas pelo Governo Provincial do Moxico, durante o ano de 2015.

Em cada ano que passa aumenta o número de crianças inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem na província do Moxico
Fotografia: Jaimagens

A informação foi dada ontem pelo director provincial da Educação, Ciências e Tecnologia, Abel Jones Pick, que disse ainda que, apesar dos momentos difíceis que o país atravessa, com a baixa do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a Direcção Provincial da Educação no Moxico conseguiu atingir os objectivos preconizados, matriculando 253.680 alunos, dos quais 115.823 do sexo feminino, distribuídos em vários subsistemas de ensino. Durante o período em análise, o titular da Educação no Moxico afirmou que 33.856 alunos foram matriculados no ensino primário, 179.262 no I ciclo do ensino secundário, 27.329 no II ciclo do ensino secundário, 6.960 no ensino técnico profissional, 2.757  na escola de formação de professores e 3.516 alunos no CEMA, escola afecta à Igreja Católica. As aulas foram ministradas por 4.867 professores. Pela primeira vez, a província do Moxico implementou, em todas as sedes municipais, o II ciclo do ensino secundário, evitando o êxodo populacional. O programa de alfabetização e aceleração escolar também mereceu a atenção da Direcção Provincial do Moxico da Educação durante o ano de 2015, onde foram registados 119.774 alfabetizados, dos quais 70.194 do sexo feminino, apoiados por 941 alfabetizadores.
O programa constituiu 28 redes de alfabetização e registou 295 alfabetizadores voluntários.
A educação especial contou com cerca de 3.700 alunos e o programa de merenda escolar beneficiou 68 escolas dos nove municípios, atendendo 35.166 alunos.
Abel Jones Pick disse ser importante que se melhore a qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas, pois os esforços do Governo Provincial visam proporcionar uma educação de qualidade. Para o próximo ano lectivo, o director provincial da Educação disse que a tarefa principal é a implementação do plano de desenvolvimento da educação, cujo lançamento ocorreu de 23 a 28 do mês em curso, bem como a formação constante dos docentes sobre comportamentos e atitudes a adoptar nas escolas.

Tempo

Multimédia