Províncias

Milhares de novos alunos matriculados na província

José Rufino| Luena

Mais de 250 mil novos alunos são matriculados em diferentes subsistemas de ensino neste ano lectivo, como resultado da construção de novas escolas em todos os municípios, revelou ao Jornal de Angola o director da Educação, Ciências e Tecnologia.

Aumenta o número de crianças inseridas no sistema normal de ensino em cada ano que passa
Fotografia: Eduardo Pedro

Abel Jones Piqui referiu que para este ano lectivo estão disponíveis 916 salas para o ensino primário, 232 para o I ciclo do ensino secundário, 204 para o II ciclo do ensino secundário, totalizando 1.352, contra 892 do ano passado.   
O responsável disse que estão ainda em construção em diferentes localidades da província, 64 escolas, das quais 31 do ensino primário, 22 do I ciclo do ensino secundário e 11 para o II ciclo do ensino secundário, perfazendo 774 salas de aulas.Com a conclusão destes empreendimentos escolares, estão garantidas vagas para mais de 710 mil novos alunos em 2015.
O grau de aproveitamento escolar em todos os subsistemas de ensino durante o ano lectivo de 2013 foi considerado positivo, embora se lamente a não realização do concurso público para admissão de novos professores, para cobrir as novas escolas.
Abel Piqui defendeu a admissão de pelo menos 30 mil novos professores, para corresponder à explosão escolar que a província do Moxico regista, com a construção de novas escolas. Garantiu a extensão, este ano lectivo, do ensino secundário a todos os municípios.  

Tempo

Multimédia