Províncias

Mortes por sida sobem no Moxico

A supervisora provincial do programa de luta contra a SIDA disse, ontem, que, na província do Moxico, a doença causou, este ano, até Novembro, 18 mortes.

A supervisora provincial do programa de luta contra a SIDA disse, ontem, que, na província do Moxico, a doença causou, este ano, até Novembro, 18 mortes.
Glória Muhangueno, que falava num acto alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Sida, que se assinalou ontem, adiantou que foram diagnosticados 402 casos positivos, em 10.884 testes feitos nos vários centros de testagem voluntária.
Entre os casos positivos há 110 mulheres grávidas.

Bispo defende fidelidade
      no combate ao VIH/Sida

O bispo da Diocese do Luena, Moxico, D. Tirson de Jesus Blanco, defendeu ontem, no Luena, a abstinência e fidelidade como valores úteis para evitar a disseminação do VIH/Sida.
 Em declarações à Angop, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Sida, o prelado católico disse que a Igreja Católica desempenha um papel importante na luta contra a discriminação de pessoas portadoras do VIH.
 Em Luanda, referiu, a igreja criou centros especializados para o atendimento, diagnóstico e tratamento das pessoas que padecem da doença.

Seropositivos no Bié

Pelo menos, 1.281 casos de pessoas seropositivas foram registados, de 2005 a 2009, nas várias instituições sanitárias da província do Bié.
O coordenador local do programa de luta contra a sida, Adelino Camato, disse, ontem, que, no mesmo período, as unidades sanitárias da região realizaram 35.281 testes voluntários, que se registaram 78 mortes devido à doença e 91 crianças ficaram órfãs.
 O Bié tem 15 centros de aconselhamento e testagem voluntária (CATV) e sete salas de parto equipadas com aparelhos para corte de transmissão vertical, instaladas nos hospitais municipais de Andulo, Kamacupa, Chinguar, Chitembro e Kuito.
 
Novos casos no Kwanza-Norte

Ao todo, 577 casos de sida foram notificados, de 2006 a 2009, em várias instituições sanitárias da província do Kwanza-Norte.
O director provincial da Saúde, Manuel Duarte Varela, disse, ontem, que 169 casos terminaram em morte.
O responsável sublinhou que no período em referência as unidades sanitárias da região realizaram 22.952 testes voluntários.
Do total dos infectados, há 458 mulheres e 14 crianças.
 O Kwanza-Norte tem oito centros de aconselhamento e testagem voluntária (CATV), duas unidades móveis e salas de parto equipadas para a realização de cortes de transmissão vertical, instalados em oito das dez sedes municipais.

 Uíje realizou nas ruas
marcha de solidariedade

Uma marcha de solidariedade para com as pessoas com o VIH/Sida marcou, ontem, na cidade do Uíje, o acto provincial das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a doença. A marcha foi promovida pela coordenação provincial de luta contra a doença na região.
Os participantes trajavam camisolas e bonés com o símbolo do combate à sida.

Tempo

Multimédia