Províncias

Moxico está a capacitar mulheres do meio rural

José Rufino |

A promoção da mulher rural no processo de desenvolvimento das comunidades e o combate à pobreza foi tema de um debate realizado na cidade do Luena, sob a égide da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher no Moxico.

Objectivo é aumentar os níveis de produção nas comunidades
Fotografia: Afonso Costa | Edições Novembro

O encontro, que juntou mulheres filiadas em cooperativas e associações de camponeses, teve como objectivo promover ao mais alto nível a abordagem da problemática da mulher rural sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, no âmbito dos constrangimentos e oportunidades.
 O administrador municipal cessante do Moxico, Bento Luembe Paulino, que destacou a importância do encontro, revelou que a mulher rural exerce um papel indispensável no sustento das famílias, nas comunidades onde estão inseridas.
Bento Luembe Paulino lamentou o facto de a mulher rural ter ainda pouco acesso aos bens produtivos, financeiros, educativos e sem expressão significativa na tomada de decisão, limitações, segundo o administrador, que inviabilizam a sua condição social. 
Para alterar este quadro, Bento Luembe Paulino lembrou que o Governo tem vindo a desenvolver várias acções com o objectivo de apoiar a iniciativa da mulher rural, através da criação de condições estruturais básicas necessárias, para o empoderamento da mulher rural, aumentando desta forma  a sua participação na gestão dos recursos locais,  para promover   o desenvolvimento das famílias e das comunidades locais.
Para a directora da Família e Promoção da Mulher, Domingas Cecília Bento, o fórum serviu para avaliar o trabalho que a mulher rural tem vindo a desenvolver nos últimos anos e perspectivar outras acções para a sua valorização no meio rural.  Foram discutidos temas como a campanha agrícola, fomento da aquicultura e piscicultura e impacto na renda das famílias do meio rural.

Tempo

Multimédia