Províncias

Moxico tem nova escola

Daniel Benjamim | Luena

Mais uma escola primária com 14 salas foi inaugurada na semana finda, na sede municipal do Leúa, província do Moxico.

Mais crianças no Moxico vão poder ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: Jornal de Angola

Durante o acto inaugural, o governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, afirmou que a nova escola vai albergar 1.­512 alunos, em dois turnos.
A referida escola tem área administrativa, gabinete para director e adjunto, cantina e um pátio vasto para recreação.
O governador garantiu, após a inauguração, que as autoridades vão continuar a construir escolas para reduzir o número de crianças fora do sistema educativo.
João Ernesto dos Santos considerou que a construção de escolas é uma obrigação do governo, que tem como propósito resolver, de forma definitiva, os problemas que o sector da Educação enfrenta. Nesse sentido, garantiu que, no âmbito do programa de expansão de infra-estruturas escolares, o Governo Provincial do Moxico vai proceder a mais inaugurações, ainda neste semestre.
O director da Educação no Leúa, Raimundo Pensamento  “Muana Kalunga”, considerou de extrema importância a construção de  mais escolas para facilitar a inserção de mais alunos no sistema de ensino. O sector da Educação no município, referiu, tem vindo a melhorar significativamente com a aplicação de programas que viabilizam a execução de várias infra-estruturas escolares em todas as localidades deste município. Ainda no município de Leúa, o governador constatou as obras de construção do projecto habitacional de 200 fogos e manteve contactos com os membros da administração local, aos quais transmitiu orientações pertinentes sobre o desenvolvimento de projectos sociais na localidade.

Tempo

Multimédia