Províncias

Mulher rural está no centro das atenções

José Rufino | Luena

As autoridades da província do Moxico vão garantir a participação activa da mulher rural no processo de desenvolvimento e reconstrução do país, através de políticas públicas destinadas a contribuir para o reforço do Programa de Combate à Pobreza, disse a director provincial da Família e Promoção da Mulher.

Fotografia: JA|IMAGENS

Domingas Cecília Bento, que falava na abertura das festividades do Dia Internacional da Mulher Rural, que se assinala no próximo dia 15, disse que o acesso ao crédito, à educação, saúde, à terra e às novas tecnologias de produção e à tomada de decisão, constituem alguns dos principais obstáculo que a maioria das mulheres rurais enfrenta para se afirmar na sociedade.
Ao referir-se ao segundo Inquérito Sobre o Bem-estar da População, disse que 36,6 por cento da população está abaixo da linha de pobreza e que no meio rural a proporção é mais elevada, na ordem dos 58,3 por cento. A sobrevivência das famílias depende da actividade agrícola que, na sua maioria, é praticada pelas mulheres.
O director provincial da Agricultura no Moxico, António Paulo da Silva, disse que o nível de escolaridade que as mulheres rurais possuem tem dificultado os grandes investimentos que o Executivo está a fazer no sector agrícola.

Tempo

Multimédia