Províncias

Munícipes de Malanje recebem terrenos

Francisco Curihingana

A Administração Municipal de Malanje começou a distribuir terrenos destinados à auto-construção dirigida, no bairro da Carreira de Tiro.

 

O Governador Norberto dos Santos fez a entrega dos primeiros lotes aos jovens para a auto-construção dirigida no bairro da Carreira do Tiro
Fotografia: Eduardo Cunha

São no total 945 lotes, dos quais 889 são entregues na primeira fase aos futuros habitantes da área, que vai contar com diversas infra-estruturas sociais e económicas, como escolas, bancos, lojas, serviços administrativos, esquadra policial, hotéis, hospital e creches. O governador de Malanje, Norberto dos Santos, precisou que o objectivo do Governo é fazer com que cada cidadão adquira o seu lote de terreno e construa a sua casa, respeitando o modelo da Administração municipal.
Quanto à estrada que dá acesso à comuna do N'gola Luige, o governador de Malanje precisou que a reabilitação consta do Programa do Governo para este ano. A via, acrescentou, vai ser asfaltada e melhorada.
A comuna de N’gola Luige, disse o governador, tem muitas valências, porque a captação de água está próxima, além do novo sistema que vai ser instalado, a partir do rio Cuije.
O governador Norberto dos Santos garantiu que em breve vão ser também distribuídos lotes de terreno para a auto-construção dirigida no município de Cacuso.
Aproveitou para desencorajar aqueles que constroem em locais impróprios pois, como referiu, “Malanje tem muito terreno, apelo a todos que queiram construir as suas casas para que se dirijam à Administração Municipal, a fim de receberem os seus lotes”. Dirigindo-se aos jovens, o governador disse que não devem esperar que o Governo lhes dê uma casa: “aproveitem esta oportunidade para poderem construir as vossas casas, pois o Governo vai garantir as infra-estruturas, água e energia”. O administrador municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, precisou, durante a cerimónia de entrega de lotes para a auto-construção dirigida, que a iniciativa representa a resposta às preocupações apresentadas à Administração Municipal pelos munícipes.
Para os próximos dias, disse, vão ser lançadas outras listas de terrenos, o que vai permitir a redução do aglomerado de documentos existentes actualmente na Administração Municipal de Malanje.
“Estamos a mobilizar os nossos munícipes e o resultado tem sido bom. Procuram a Administração Municipal para tratarem de assuntos que têm a ver com obras, licenciamento de terrenos e assim evitamos as construções anárquicas”.

Tempo

Multimédia