Províncias

Município dos Bundas precisa de enfermeiros

Augusto Baptista | Luena

O centro de saúde da comuna do Lutembo, município dos Bundas, precisa de medicamentos e enfermeiros, disse o administrador Capalo Mutenda.

No centro de saúde da comuna do Lutembo regista-se também a falta de medicamentos
Fotografia: Daniel Benjamim| Luena


O administrador, que falava durante a visita que o governador João Ernesto dos Santos efectuou à comuna, afirmou que a falta de medicamentos no único estabelecimento hospitalar existente na comuna preocupa as autoridades locais, que se sentem incapazes de atender os doentes que diariamente acorrem ao centro.
Capalo Mutenda disse que a situação está a criar grandes dificuldades e tem obrigado os doentes a deslocarem-se a outros municípios mais próximos para serem assistidos.  Falando do desenvolvimento da comuna, o administrador afirmou que o progresso da região vai depender da reabilitação da via que liga a comuna à sede municipal. Segundo Capalo Mutenda, com a visita do governador, algumas dificuldades existentes vão ter solução imediata.
O vice-governador para área técnica e infra-estruturas, Manuel Lituai, assegurou que o governo da província tomou conhecimento de todas as preocupações apresentadas e apelou à calma, pois todas as dificuldades, principalmente no sector da saúde, educação e abastecimento de água vão ser resolvidas.
Lutembo é uma das seis comunas do município dos Bundas que dista 280 quilómetros da cidade do Luena. A comuna tem uma população de 6.729 habitante, maioritariamente camponeses.

Tempo

Multimédia