Províncias

Município dos Bundas conta com mais escolas

Daniel Benjamim | Bundas

O governador do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", assegurou que vão ser reforçadas as obras de impacto social no município dos Bundas durante uma visita à região, onde estão a ser construídas quatro escolas, com 14 salas de aulas, e três sistemas de distribuição de água nas comunas de Chiume, Mussuma Mitete e na sede, Lumbala Nguimbo.

Mais crianças da região vão ser inseridas no sistema normal de ensino e aprendizagem
Fotografia: Lino Vieira |

João Ernesto dos Santos referiu que o governo identificou os principais problemas das comunidades e vai continuar a executar programas concretos, tendo em conta a realidade das populações e garantir c uma vida adequada aos habitantes da região.
O governador anunciou como prioridade a construção de mais escolas, unidades sanitárias, melhoria das vias rodoviárias, reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino e enquadrar mais professores, em resposta ao pedido das autoridades tradicionais e da juventude  dos Bundas. Para garantir a qualidade das obras em curso,  os administradores municipais têm sido orientados para imprimir mais dinamismo no seu acompanhamento.
Os problemas apresentados pelas autoridades administrativas e tradicionais vão ter solução, garantiu o governador João Ernesto dos Samtos “Liberdade”. Por isso, pediu r paciência e colaboração para que os projectos inseridos no plano de desenvolvimento até 2017 sejam materializados.
O director provincial do Moxico das Obras Públicas, Osvaldo Ferreira Pinto, disse que a reabilitação das vias secundárias e terciárias é uma das grandes apostas do governo, tendo sublinhado que já decorrem os trabalhos de requalificação na estrada que liga ao Ninda.
O administrador municipal dos Bundas, José Mundunda, afirmou que vai trabalhar para garantir mais acesso das populações aos serviços essenciais básicos através da construção de escolas, postos e centros médicos em várias localidades.

Tempo

Multimédia