Províncias

Mussuma Mitete precisa de professores

Daniel Benjamim | Bundas

A comuna do Mussuma-Mitete, município dos Bundas, província do Moxico, precisa  de  mais professores  e  enfermeiros, disse o administrador Tito Capepa.

População pede mais acções sociais
Fotografia: Daniel Benjamim

Mussuma-Mitete, com 6.856 habitantes, tem apenas quatro professores, número muito reduzido para atender  os 800 alunos matriculados este  ano lectivo, da iniciação à  6ª classe, além de  2.352 que se encontram fora do sistema de ensino por falta de professores e salas de aula.
Para resolver esta situação a comuna necessita de pelos menos mais dez professores. 
A comuna possui apenas uma escola de carácter definitivo, com duas salas, e por falta de espaço alguns alunos estudam em capelas e debaixo de árvores.  Para  minimizar a carência em termos de salas, o Governo Provincial  está a construir, na sede comunal, uma escola com  14 salas, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.
A nível da comuna há apenas um posto médico, assegurado por um técnico de enfermagem. Por falta de medicamentos e de outros serviços especializados, as pessoas são obrigados a deslocar-se à Namíbia para serem assistidas.  Para  o administrador comunal, a falta de medicamentos, enfermeiros e de ambulância,  para a evacuação dos doentes graves para  a sede do município preocupam as autoridades administrativas  locais.

Tempo

Multimédia