Províncias

Nova escola em construção

José Rufino | Luena

O governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”,  colocou  quinta-feira a primeira pedra para a construção de uma escola com 10 salas de aula, na sede do município do Léua, a leste do cidade do Luena.

O governador recordou, na oportunidade, que, com o advento da paz, foram construídas várias infras-estruturas  sociais, que estão a mudar significativamente as condições de vida da população, bem como  o reassentamento de milhares de angolanos que se encontravam em condições de deslocados ou refugiados. João Ernesto dos Santos “Liberdade” apontou a construção, reabilitação e apetrechamento de várias salas de aula em  todos os municípios, que permitiu a redução  em mais de 85 por cento  do número de alunos fora do ensino. O governo sublinhou que a construção de  hospitais, centros  e postos de saúde permitiu melhorar as condições de assistência médica e  medicamentosa e reduzir a taxa de mortalidade infantil na região e também ressaltou a reabilitação dos troços rodoviários Luena/Sarimo, Luena/Lucusse, Lucusse/Lumbala Nguimbo, Lucusse/Lumbala Kaquengue e Luau/Alto Zambeze, além da pista do aeroporto do Luena.
“Foram reconstruídas e estão em curso as obras de construção de pontes, com destaque para a ponte sobre o rio Zambeze, em Cazombo, acrescentou. Instalámos  em muitas localidades sistemas de fornecimento de energia elétrica e de  abastecimento de água potável e os balcões do BPC estão implantados em todos os municípios, para o atendimento público”. 

Tempo

Multimédia