Províncias

Novas infra-estruturas na localidade do Canaji

Lino Vieira | Luena

A população  do Canaji,  na  comuna do Lucusse,  município do Moxico, dispõe, desde  segunda-feira, de mais uma escola com seis salas, um posto médico, chafariz, lavandaria e dez casas evolutivas, no âmbito do Programa  Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.

A nova infra-estrutura social faz parte de vários projectos do Governo Provincial
Fotografia: Jornal de Angola

As infra-estruturas foram inauguradas pelo governador João Ernesto dos Santos “Liberdade”, no quadro das comemorações dos 53 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional.
O administrador municipal do Moxico,  Bento Paulino Luembe, disse  que as novas infra-estruturas sociais fazem parte de vários projectos do Governo Provincial destinados a minimizar as dificuldades vividas pela população. “O Governo está a trabalhar no sentido de não haver falta de escolas, hospitais, água, energia e outros serviços essenciais, com o propósito de  dar dignidade aos habitantes da região”, disse o administrador.A nova escola, devidamente apetrechada, vai atender 540  alunos  matriculados da iniciação à 7ª classe, enquanto  o posto médico, além da  sala de internamento, dispõe de serviços de medicina, obstetrícia, pediatria, vacinação e  uma ambulância para evacuação de casos graves.
A comuna do Lucusse tem uma população estimada em 12 mil habitantes, que se dedicam, essencialmente, à agricultura e à caça. Lucusse tem quatro postos  médicos e um centro de saúde na sede comunal, que atende, diariamente, cerca de 60 pacientes, com patologias como a malária, bronquite e doenças respiratórias agudas.

Tempo

Multimédia