Províncias

Novos empreendedores estão a nascer no Moxico

José Rufino | Luena

Mais de 90 jovens de ambos os sexos frequentaram com êxito no ano passado, na província do Moxico, o curso de empreendedorismo promovido pelos centros e serviços de emprego (CLESE).

A acção formativa está inserida no programa de fomento do auto emprego
Fotografia: Nuno Flash

A chefe dos serviços provinciais do CLESE, Ester Celestino, disse estatar satisfeita com a formação dos jovens em empreededorismo por contribuir para a criação de pequenas e médias empresas e impulsionar a economia local.
Desde a abertura dos centros em 2013, um grupo de 154 jovens empreendedores beneficiaram de financiamento de vários bancos comerciais. Este ano há 607 jovens interessados em frequentar o curso de empreendedorismo inscritos.
Além dos CLESE, a província do Moxico tem igualmente com a colaboração do centro de formação profissional Ester Agostinho, que no ano passado formou 677 jovens em alvenaria, carpintaria, electricidade, pedreira, informática, corte e costura, culinária, decoração, pastelaria, agro-pecuária, alfaiataria, marcenaria, serralharia e sapataria.
O centro prevê este ano 2.500 inscrições nos vários cursos de formação profissional. A província do Moxico tem cinco postos de formação.

Tempo

Multimédia