Províncias

Novos empreendimentos em Camanongue

Lino Vieira | Luena

 Um novo hospital com capacidade de 70 camas e duas escolas de 14 salas estão a ser construídos no município de Camanongue, a 52 quilómetros da cidade do Luena, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos e de Combate à Pobreza.

Programa de combate à fome e redução da pobreza está a permitir a construção de várias infra-estruturas de impacto social no Moxico
Fotografia: lino Vieira|Luena

O administrador municipal de Camanongue, Zaqueu Isaac, mostra-se optimista face ao aumento de infra-estruturas na região, sublinhando que se pretende com os investimentos satisfazer as necessidades mais prementes da população.
 No quadro das acções em curso a população estudantil vai pela primeira beneficiar de uma escola do ensino médio, permitindo que os filhos da terra possam dar continuidade aos estudos sem terem de ir para outras províncias.
 O ensino médio, referiu o administrador municipal de Camanongue, vai possibilitar o aumento de quadros qualificados em diversos sectores e contribuir para o desenvolvimento do município.
 Zaqueu Isaac informou que neste momento a administração está a trabalhar para criar condições de acomodação para os quadros que trabalham na localidade.  O município conta actualmente com 16 escolas de carácter definitiva, distribuídas em várias localidades, nove postos de saúde, um centro médico com 23 camas, apoiado por dois médicos e 18 enfermeiros. Para reforçar os serviços de saúde, o município de Camanongue necessita mais 15 médicos de várias especialidades e cerca de 200 enfermeiros.  O administrador de Camanongue garantiu que o governo da província está a trabalhar no sentido de se aumentar mais salas e unidades sanitárias, assim como o número de professores e enfermeiros para melhorar o atendimento à população.

Tempo

Multimédia