Províncias

Obra de recuperação da via já está numa fase avançada

Lino Vieira | Luena

As obras de recuperação da estrada que liga a comuna do Lucusse à vila do Lumbala Nguimbo, município dos Bundas, já têm 25 quilómetros asfaltados, num percurso de 220 troços, e terraplanados outros 195.

Trabalhos na estrada melhoram circulação
Fotografia: Lino Vieira

O director provincial do Instituto Nacional de Estradas (INEA) no Moxico, David Tito, que considerou bom o andamento dos trabalhos iniciados no final do ano passado, disse que a obra está a permitir um tráfego mais fluído e seguro aos automobilistas .
Os trabalhos de terraplanagem já atingiram a sede do município dos Bundas e está a encurtar  cada vez mais o tempo de viagem.Além da reabilitação desta via, o INEA vai asfaltar este ano cerca de 100 quilómetros  da estrada Lucusse-Luvuei.
O programa de construção e reabilitação das vias de acesso, para este ano, vai atender ainda as estradas Lucusse-Lumbala Caquengue, Ninda-Lumbala Nguimbo, Luau-Alto Zambeze e deste troço para Lumbala Caquengue.
As obras da estrada que vai ligar os municípios do Luau e Cazombo, numa distância de 272 quilómetros, estão paralisadas desde Janeiro por falta de pagamentos.
 Neste momento, estão concluídos 85 quilómetros de tapete asfáltico e 187 de terraplanagem.A recuperação destas estradas faz parte das estratégias do Executivo destinadas a melhorar a circulação na região e proporcionar melhor modo de vida às comunidades.       A nível do Moxico, já foram reabilitados 413 quilómetros de estrada, incluindo os troços Luena-Lucusse e Luena-Dala, que foram inaugurados recentemente pelo ministro da Construção, Valdemar Alexandre.
O director do INEA esclareceu que, desde do início dos trabalhos, a empreitada de reabilitação e construção das estradas no Moxico já executou 222 quilómetros de terraplanagem e 558 de tráfego de acomodação rodoviária.  Ainda no âmbito de construção de infra-estruturas rodoviárias, o Executivo está a construir nove pontes de betão armado, estando já oito concluídas, faltando apenas alguns detalhes para a sua inauguração.A província do Moxico tem 3.744 quilómetros da rede fundamental de estradas e 4.327 de secundárias e terciárias.

Tempo

Multimédia