Províncias

Obras sociais promovem desenvolvimento

José Rufino | Luena

A construção de hospitais, escolas e outros equipamentos sociais, na província do Moxico, contribuíram  para a melhoria da qualidade de vida das populações e  constituem uma das grandes conquistas da Independência Nacional, disse, terça-feira, a vice-governadora para sector Político e Social.

Governo Provincial do Moxico investe em várias infra-estruturas para as populações
Fotografia: Benjamim Cândido

Adriana Sofia Cacuassa Bento reconheceu que a Independência e a conquista da paz permitiram a construção e a reconstrução de importantes infra-estruturas sociais, como escolas, hospitais, centros e postos médicos, além da reabilitação das vias rodoviárias e ferroviárias.
Apesar do esforço do Executivo na implementação de vários programas, admitiu que há ainda muito trabalho por  fazer, com vista a garantir o bem-estar da população da província do Moxico. 
“Vamos procurar melhorar os nossos hospitais para que possam prestar um atendimento mais humanizado, mas, para tal, é necessário que se faça um grande investimento, quer nos equipamentos quer como nos recursos humanos Outros sectores como a educação, energia e águas também devem merecer a devida atenção das autoridades locais”, precisou. 
Nos últimos anos,  o sector da Educação foi o que mais cresceu, com a construção de várias infra-estruturas escolares. Em dois anos  surgiram mais de 100  escolas do ensino primário, I e II ciclos  e Institutos Médios. 
O vice-governador da província, Adriana Sofia Cacuassa Bento, disse que, além da construção de várias infra-estruturas escolares, houve igualmente o aumento de professores para preencher as lacunas existentes no sector da Educação.
Ao referir-se aos projectos agrícolas que estão a ser desenvolvidos na província, o vice-governador provincial destacou a implementação dos projectos Kamaiangala, no município de Camanongue, e Sacassanje, que têm contribuído para o Programa de Combate à Pobreza.
Este programa, criado pelo Executivo está a ser desenvolvido em todas as províncias e permite às famílias irem melhoramento paulatinamente as suas condições sociais, como o aumento da produção de bens agrícola.
As cooperativas e associações de camponeses rececem semenentes e   diversos meios de trabalho.

Tempo

Multimédia