Províncias

População conta com nova escola primária

Lino Vieira| Luena

A população da  comuna do Lucusse, município do Moxico, 133 quilómetros da cidade do Luena, conta, desde quarta-feira, com uma nova escola, com dez salas, construída no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.

Mais crianças da comuna do Lucusse vão poder ser inseridas no sistema normal de ensino
Fotografia: Santos Pedro

Inaugurada pelo vice-governador para a esfera económica, Francisco Cambango, a infra-estrutura, concebida para atender o I ciclo do ensino secundário, vai albergar 1.800 alunos em dois turnos e comporta quatro laboratórios, de Química, Biologia, Informática e Física, e sala multiusos, com capacidade para 100 pessoas.
A referida escola possui ainda uma sala de reuniões, gabinetes para o director e seu adjunto, sala para primeiros socorros, refeitório, papelaria e outras áreas administrativas.
O administrador municipal do Moxico,  Bento Paulino Luembe, disse,  após a inauguração,  que a  nova  escola vai ajudar a inserir as crianças que ainda se encontram  fora do sistema de ensino.
Bento Paulino Luembe referiu que o empreendimento, dada a sua dimensão em termos de grandeza e meios técnicos expostos, vai contribuir para a formação e preparação das crianças, adolescentes e jovens daquela região, para corresponder aos anseios do Executivo, que visam garantir uma formação de qualidade em todo o território.  “Devemos formar o homem para responder aos desafios do presente e do futuro, com base no lema do Executivo: o mais importante é resolver os problemas do povo. Hoje cumprimos mais um dos objectivos, que visa construir mais salas de aulas, para que as nossas crianças estudem em lugares condignos, espaços apropriados para corresponder ao desenvolvimento que se quer para Angola.”
Segundo o administrador, a comuna do Lucusse já não tem  problemas de falta de salas de aulas como no passado. 
Até final deste ano, disse o administrador,  a comuna vai beneficiar de mais uma escola, com 14 salas, totalmente equipada para dar resposta ao que  o Presidente da República prometeu  aquando da sua  visita à província do Moxico.
Bento Paulino Luembe disse que consta entre as prioridades da Administração a contratação de técnicos qualificados, para atender os problemas da população nos mais variados sectores.
A comuna do Lucusse tem sete escolas de carácter definitivo e neste ano lectivo foram matriculados 6.110 alunos, da iniciação à nona classe. 

Tempo

Multimédia