Províncias

População satisfeita com novo sistema

Samuel António | Luena

O anúncio da inauguração de novo sistema de abastecimento de água na cidade do Luena, prevista para o primeiro semestre do ano em curso, tem sido motivo de grande satisfação por parte da população.

Os sistemas de abastecimento de água na cidade do Luena e arredores estão a ser reabilitados
Fotografia: Eduardo Pedro

O governador João Ernesto dos Santos “Liberdade” garantiu ao Jornal de Angola que os primeiros ensaios feitos a partir do novo sistema de abastecimento de água à cidade do Luena foram animadores e o empreendimento deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano.
“Temos um compromisso para que  a água volte  a jorrar nas torneiras dos cidadãos este ano e o Governo está a trabalhar para concretizar esta iniciativa”, disse o governador, satisfeito pela forma como decorrem os trabalhos no terreno.      

Habitante aplaude

Populares contactados pela nossa reportagem consideram que a inauguração do novo sistema vem mostrar mais uma vez o empenho do Governo na resolução das principais dificuldades que a população enfrenta no seu quotidiano.
Maria Suequeno, moradora do Bairro Chifuchi, afirmou que a colocação de novas tubagens junto das residências é sinal de que a água não está muito longe para chegar aos consumidores. Teodoro Mateus, estudante universitário, disse que os problemas básicos estão a ser resolvidos paulatinamente, com a construção de novos equipamentos sociais, como  redes de distribuição de energia eléctrica, escolas e unidades sanitárias.
A falta de água potável na cidade do Luena constitui um dos principais problemas que a população enfrenta há décadas e a inauguração do novo sistema de abastecimento, acrescentou, vai permitir aos habitantes o consumo de água tratada e evitar as doenças.

Mais chafarizes

O bairro Alto Campo, arredores da cidade do Luena, tem quatro novos chafarizes, que estão a melhorar o abastecimento de água aos habitantes.
Os equipamentos fazem parte do projecto de abastecimento de água potável aos moradores do Luena, através do novo sistema de distribuição e captação, construído no rio Lumeje, na localidade de Kanhengue.
O encarregado da obra, Ricardo Mbuebo Koza, disse que a empreitada, iniciada em Dezembro de 2012, está praticamente concluída e já foram construídos 38 chafarizes, dos 105 previstos para  todos os bairros da periferia do Luena.
Na região, refira-se, estão em curso diversas acções de impacto social, para melhorar o nível de vida da população.  Das obras em curso, destaque para as dos sectores da Saúde, e Educação.

Tempo

Multimédia