Províncias

Processo de alfabetização está a dar bons resultados

Lino Vieira| Luena

O Processo de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), na província do Moxico, é implementado de forma positiva, tendo em conta os seus bons resultados, considerou ontem, no Luena, o director nacional do Ensino de Adultos.

Ensino de adultos com boas perspectivas
Fotografia: José Soares

Maculo Valentim Afonso salientou que apesar de se constatarem alguns constrangimentos, consubstanciados pelo número reduzido de salas de aulas, os resultados alcançados são animadores.
Em função dos progressos já alcançados, o processo na província pode seguir, nos próximos tempos, sem parcerias. “A Direcção da Educação do Moxico está em condições de levar avante o programa sem a intervenção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tendo em conta as estruturas montadas e as acções realizadas durante o percurso,”
O PAAE a nível da província do Moxico conta, desde 2012, com 14.180 alunos, sendo 7.808 do sexo feminino. O acordo assinado entre o Ministério da Educação e a Unicef, no âmbito da aplicação do programa de alfabetização, para atender crianças em idade avançada, tem  correspondido ao programa previsto.
No âmbito do acordo, foram realizadas várias acções de formação, capacitação e monitorização do processo, o que justifica a visita para balancear as actividades a nível da província durante os dois últimos anos.
O programa visa essencialmente acelerar a formação e a aprendizagem, assim como recuperar o tempo das crianças que se encontram fora da idade adequada para a classe que frequentam.

Tempo

Multimédia