Províncias

Produção agrícola no Moxico cobre as necessidades locais

O chefe da Extensão de Desenvolvimento Agrária (EDA) na província do Moxico disse que a produção agrícola em Cazombo, município do Alto Zambeze, satisfaz as necessidades dos habitantes da localidade.

Produção agrícola aumenta na região
Fotografia: M.Machangongo

João Baptista garantiu que, em função do bom momento que se vive, não é necessário recorrer a outros mercados, uma vez que os camponeses, individuais e associados, produzem o suficiente para abastecer o mercado local e o excedente é comercializado no município vizinho do Luau e outros pontos do país.
“Tempos atrás, produtos agrícolas como o bombó, milho e hortícolas diversos vinham do Luau, República Democrática do Congo e da Zâmbia. Hoje, a situação mudou consideravelmente, devido ao empenho dos camponeses”, salientou.
A associação Kassava, localizada na comuna de Calunda, forneceu, no ano passado, bens agrícolas ao regimento das Forças Armadas Angolanas (FAA), Comando Municipal da Polícia Nacional, Administração Municipal e fiscais florestais.
Neste momento, estão armazenadas 18 toneladas de arroz de produção local, que a falta de uma máquina de descasque está a impedir de serem comercializadas, disse João Baptista.
A EDA no Alto Zambeze tem registadas 28 associações de camponeses, dez das quais estão legalizadas e as restantes aguardam pela legalização.

Tempo

Multimédia