Províncias

Programa de tecnologias chega às escolas do Moxico

Lino Vieira | Luena

O programa “Viagem ao mundo da ciência, tecnologia e inovação” foi lançado ontem nas instituições de ensino da província do Moxico, com cerimónia oficial ocorrida na Escola 158, no bairro Sangondo, onde participaram mais de 700 alunos.

Projecto está a contribuir para que os alunos se inclinem mais para as disciplinas técnicas
Fotografia: José Soares

Uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o programa visa proporcionar aos alunos o gosto pela Matemática, Química, Física, Engenharia e outras disciplinas da ciência e da tecnologia.
A vice-governadora do Moxico para a Esfera Política e Social, Adriana Cacuassa Bento, disse que o programa está a contribuir para que os alunos se inclinem mais às disciplinas técnicas, uma vez que o país precisa de mais quadros competentes nestas áreas. Todas as profissões são importantes e não existem cursos mais valiosos que outros. Por isso, há necessidade de um equilíbrio quanto às opções de formação, para que o país registe crescimento sustentável em todos os sectores. As simulações apresentadas em forma de teatro transmitem informações que ajudam a mudar as opções de muitos estudantes quanto aos cursos e sua orientação escolar e profissional.
O Executivo implementa um Plano Nacional de Formação de Quadros, que é um instrumento que vai fazer com que estudantes do I e II ciclo tenham a oportunidade de ser os melhores técnicos do país.
O Governo Provincial do Moxico, no seu programa de construção de novas infra-estruturas, tem equipado as escolas com laboratórios, no sentido de ajudar os alunos a conciliar a teoria e a prática. “O mundo da ciência não é uma fantasia, mas algo que todos podem exercitar com ajuda dos professores", disse a vice-governadora.

Tempo

Multimédia