Províncias

Província do Moxico com mais licenciados

Lino Vieira|Luena

A Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), realiza, de 18 a 20 deste mês, as  segundas jornadas científicas, com o lema “Investigação científica rumo ao desenvolvimento sustentável”, anunciou o director adjunto para a área académica e científica.

Ernesto Gabriel referiu, em conferência de imprensa, que a ESPM prevê formar este ano 300 licenciados, nos  cursos de Ciências da Educação e Saúde. As jornadas científicas têm como objectivo estabelecer um forte intercâmbio técnico-científico, entre diferentes intervenientes sociais do ramo da Saúde, Educação, Ciências Económicas, Agrárias, entre outras. Além disso, destinam-se a promover a difusão de temas técnico-científicos produzidos por vários  profissionais, docentes e estudantes que aguardam a divulgação das suas investigações.
A iniciativa vai criar mais oportunidades de divulgação de algumas pesquisas que os profissionais da região têm estado a realizar, para o desenvolvimento económico e social das comunidades. Durante as jornadas, vão ser apresentados  67 trabalhos, enquadrados em cinco      painéis, como o impacto da educação no desenvolvimento económico das sociedades, avaliação do potencial energético dos resíduos sólidos, determinação da demanda química de oxigénio em fontes de abastecimento de água na cidade do Luena e aplicação de quimio-informática na aprendizagem de estruturas orgânicas.
Constam ainda  dos temas a ser abordados durante as jornadas científicas a conservação da fauna selvagem e sua  utilização sustentável, qualidade de vida das pessoas com sequelas de acidente vascular cerebral hemorrágico, hipertensão arterial e os órgãos alvos.

Tempo

Multimédia