Províncias

Reabilitação de salas de aula com a participação da Cáritas

A Cáritas de Angola na província do Moxico esteve envolvida, de Janeiro a Maio, na reabilitação de escolas e casas das comunidades mais vulneráveis, informou terça-feira à Angop o seu presidente.

Mais crianças aprendem a ler e escrever
Fotografia: Arão Martins |

Jesus Tirso Blanco, que é igualmente bispo da Diocese do Luena, acrescentou que no mesmo período foram reconstruídos vários centros e postos de saúde e promovidas acções para o fomento da agricultura, no intuito de reduzir a fome e a pobreza nas comunidades.
A Cáritas, no mesmo período,  implementou formações sobre Medicina Natural, Culinária, Corte e Costura, Alvenaria e Alfabetização, no âmbito do programa "Aceleração Escolar", entre outras acções de impacto social, em colaboração com os seus parceiros das distintas comunidades do Moxico.
A Cáritas de Angola é um órgão da Igreja Católica vocacionada para acções de caridade e testemunho de Deus entre os homens, em prol das comunidades desfavorecidas, visando o pleno exercício da justiça, solidariedade e cidadania.

Violência doméstica


Mais de 50 casos de violência doméstica foram registados desde Janeiro, na província do Moxico, pela Direcção da Família e Promoção da Mulher, anunciou terça-feira a chefe de departamento deste sector, Paulina Cairingue. Os casos de violência doméstica circunscrevem-se em 20 abandonos de lar, nove espancamentos e ofensas corporais, nos quais estiveram envolvidos dez homens e 49 mulheres.
 A sala de aconselhamento da Direcção da Família e Promoção da Mulher funciona em colaboração com os órgãos judiciais, para esclarecimento e tomada de medidas punitivas aos infractores.

Tempo

Multimédia