Províncias

Regedoria ganha posto de saúde

Daniel Benjamim | Luena

O posto médico da regedoria de Satchifunga, a 16 quilómetros da cidade de Luena, Moxico, completou ontem uma semana desde que entrou em funcionamento. 

Programa Alargado de Vacinação no posto médico da regedoria do Satchifunga
Fotografia: Mota Ambrósio

O empreendimento tem recebido pessoas de bairros vizinhos, que aplaudem o facto de, contrariamente ao passado, poderem ter acesso a atendimento médico sem necessidade de percorrer longas distâncias.
Construído com fundos da Administração Municipal do Moxico,  no quadro do Programa  Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural  de Combate à Pobreza, o posto de saúde dispõe de área para internamento, serviços de pediatria, medicina, salas de observação e de consulta pré-natal, farmácia e Programa  Alargado de Vacinação (PAV).
O administrador Bento Luembe Paulino destacou a importância do empreendimento para a comunidade, quer no que diz respeito à qualidade do serviço prestado, quer no encurtar das distâncias. O responsável disse que o novo posto de saúde, diferente do antigo, tem “melhores condições e oferece uma assistência digna" às populações. De acordo com as estratégia do Executivo, sublinhou, o  Programa Municipal de Desenvolvimento Rural de Combate à Pobreza e a municipalização dos serviços de saúde têm servido para resolver os problemas das populações na construção de postos de saúde e no fornecimento de medicamentos.  “Peço à população do Satchifunga  que cuide deste bem público para que o Governo possa resolver outros problemas", apelou.
No quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP) está a ser construída uma escola com 14 salas de aulas para 630 alunos em dois turnos.  O regedor Alberto José Satchifunga afirmou que, com a entrada em funcionamento do posto de saúde, ficam resolvidos os problemas básicos de saúde da população.
O regedor disse que a população precisa de outros serviços básicos e citou como “mais premente e urgente" um  fontanário, porque é grande a distância que separa o rio do bairro.

Tempo

Multimédia