Províncias

Reposta ponte sobre Cassai

José Rufino | Luena

A ponte sobre o rio Cassai, intransitável desde o dia 31 de Maio, está a ser reabilitada, para facilitar a circulação de viaturas entre as cidades do Luena e Saurimo.

Construção da nova ponte sobre o rio Zambeze teve início em Janeiro do ano passado
Fotografia: Lino Vieira ! Moxico

A ponte sobre o rio Cassai, intransitável desde o dia 31 de Maio, está a ser reabilitada, para facilitar a circulação de viaturas entre as cidades do Luena e Saurimo.
O trabalho de reposição da estrutura metálica começou no dia 2 deste mês e poderá terminar esta semana.
O director regional do Instituto Nacional de Estradas, Rafael Mutemeca, garantiu ao Jornal de Angola que a reabilitação da ponte está adiantada. Segundo ele, o trabalho de reposição da estrutura metálica entrou na fase final.
Com a danificação da ponte, os preços no mercado têm estado elevados, devido às dificuldades de transporte de mercadorias.

Nova ponte no rio Zambeze

A construção da nova ponte sobre o rio Zambeze, no município do Alto Zambeze, província do Moxico, iniciada em Janeiro do ano passado, termina no princípio de 2014.O responsável pela fiscalização da obra, Marco António, afirmou que a ponte terá uma estrutura de betão com 130 metros de comprimentos e 11 de largura.
A ponte terá duas faixas de rodagem e 50 metros de altura, disse o responsável, à margem de uma visita do governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.
Marco António garantiu que o calendário das obras está a ser cumprido. A infra-estrutura irá substituir a ponte metálica actualmente existente e facilitar a circulação de pessoas e mercadorias entre os municípios do Luau e Luacano e a Zâmbia.
A administradora do Alto Zambeze, Angelina Tchilica, anunciou na ocasião que o município terá em breve outras infra-estruturas, que vão contribuir para o desenvolvimento da região. “Estamos  felizes, porque a conclusão da estrada e da ponte fará com que o município se desenvolva rapidamente”, enfatizou.

Tempo

Multimédia