Províncias

Seminário junta centenas de estudantes

José Rufino | Luena

Mais de 500 estudantes de diferentes cursos do Instituto Superior Politécnico do Moxico foram informados, durante um seminário, na cidade do Luena, sobre a propriedade intelectual, numa acção promovida pela direção geral do Instituto Angolano de Propriedade Industrial.

Encontro permitiu elucidar os estudantes sobre o direito do autor e da propriedade intelectual
Fotografia: Jornal de Angola |

O encontro visou elucidar os particMais de 500 estudantes de diferentes cursos do Instituto Superior Politécnico do Moxico foram informados, durante um seminário, na cidade do Luena, sobre a propriedade intelectual, numa acção promovida pela direção geral do Instituto Angolano de Propriedade Industrial. ipantes sobre o direito do autor e da propriedade intelectual. A vice-governadora do Moxico para os assuntos políticos e sociais, Adriana Bento, enfatizou que o seminário visou facultar aos  participantes elementos para uma melhor compreensão da relação existente entre a propriedade intelectual e empreendedorismo e o fomento empresarial, para a diversificação das atividades económicas do país.
O país  está  num processo de desenvolvimento, disse, lembrando que a implementação de vários programas  nos mais variados  sectores de atividade coloca a formação do homem como um indicador a ter sempre em conta.
“Considero que este é o momento propício que vai permitir aos participantes obterem conhecimentos sobre os instrumentos que compõem o programa sobre a propriedade intelectual”, disse. Durante três dias, os participantes debateram temas como o papel das instituições, investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e inovação na geração de patentes, empreendedorismo e a propriedade intelectual. No seminário foram administradas  matérias sobre  a importância da protecção dos direitos inerentes a propriedade intelectual e industrial, a experiência dos serviços nacionais das alfândegas na protecção dos directos da propriedade intelectual, a importância económica das marcas e patentes para a economia.

Tempo

Multimédia