Províncias

Serviços sociais abrem no Luchazes

Lino Vieira| Luena

A população do município dos Luchazes, no Moxico, dispõe de novos serviços sociais, um posto médico e duas escolas, inauguradas pelo governador João Ernesto dos Santos.

Construção de escolas fazem parte do programa do Executivo de melhoria do ensino
Fotografia: Francisco Lopes

O posto médico, com capacidade para internar oito doentes, vai atender mais de 500 habitantes da localidade de Luanguinga, na comuna de Cassamba. As escolas foram construídas a nível da sede municipal, no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP), têm dez e seis salas de aulas cada, para albergar 1.440 alunos em dois turnos. Ernesto dos Santos apelou à população a participar activamente nos programas e projectos traçados pelo Governo que  visam melhorar as condições sociais e económicas dos habitantes daquele município.
Para atenuar as dificuldades em meios de transporte que as comunas vivem, o governador do Moxico procedeu à entrega de quatro ambulâncias e igual número de viaturas todo terreno às Administrações Comunais de Cassamba, Tempué, Muié e Cangombe.
João Ernesto dos Santos exortou para que os meios sejam apenas utilizados na deslocação dos membros da Administração Municipais  no acompanhamento da população em diversos bairros e aldeias, no sentido de manter-se um contacto directo com a população, e noutras actividades que não sejam pessoais.
Quanto às ambulâncias, o responsável espera que as mesmas resolvam o problema da evacuação de doentes para os hospitais de referência e contribuam para que nenhum paciente morra por incapacidade de chegar atempadamente aos estabelecimentos de saúde.
Ernesto dos Santos defendeu que a população deve apostar fortemente na agricultura e na pesca artesanal, com vista a evitar a dependência e criar o auto-sustento.
O governador da província afirmou que o município dos Luchazes, com a aplicação de vários projectos, cresce em termos de infra-estruturas escolares, sanitárias, redes de distribuição de água potável e de energia eléctrica, bem como com a reabilitação das vias de acesso para facilitar a circulação de pessoas e bens em diversas localidades.
 Luchazes é um dos nove municípios da província do Moxico com uma população estimada em 13.649 habitantes. A sua sede é a histórica vila de Cangamba e faz fronteira com o Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango.

Tempo

Multimédia