Províncias

Sindicalistas preparam congresso

Daniel Benjamim| Luena

Dirigentes sindicais da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos (UNTA-CS) participaram sábado numa formação, na cidade do Luena, província do Moxico, para abordar o desenvolvimento do processo orgânico do quinto congresso ordinário da organização.

O secretário provincial da UNTA no Moxico, Carlos Borges Kariche, salientou que a actividade visou fundamentalmente formar e preparar os sindicalistas com a estratégia de organização e realização de congressos.
No encontro foram abordadas várias questões que se prendem com documentação do processo orgânico assente na verdadeira democracia sindical, a uniformização e as instruções na execução das actividades inerentes aos processos orgânicos.
Durante a acção formativa, os participantes debateram ainda temas relacionados com as bases gerais do congresso, distribuição dos delegados ao acto central e do regulamento da comissão organizadora, assim como se fez o enquadramento da figura do “Bureau sindical” na estrutura da empresa.
Os participantes centralizaram essencialmente os debates nas questões candentes da organização e aproveitaram ao máximo os conteúdos transmitidos para que a organização alcance um rumo firme e seguro em prol da defesa da classe trabalhadora.
O secretário provincial  da UNTA, Carlos Kariche, exortou os jovens e a mulher trabalhadora a criarem o hábito de participar em movimentos sindicais, numa altura em que estas instituições precisam destas forças para serem mais fortes e fazerem frente aos grandes desafios do país nesta matéria.

Tempo

Multimédia