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Situação do sector em análise

Samuel António | Camanongue

Técnicos do sector da Educação no Moxico participam de ontem até hoje, em Camanongue, no Conselho Consultivo destinado a criar metodologias que melhorem o sistema de ensino na província.

Continuam a ser desenvolvidas estratégias para a melhoria do processo de ensino na região
Fotografia: DR

No encontro, subordinado ao tema "Formação, Profissionalização e Valorização do Professor para a Melhoria da Qualidade de Ensino", estão em discussão temas relacionados com a expansão do II ciclo do ensino secundário aos municípios, seu impacto e perspectivas, o currículo do ensino primário e os desafios da mono docência.
Educação física e desporto escolar, recolha, análise, tratamento e divulgação de dados estatísticos, plano estratégico de revitalização do programa de alfabetização, programa de merenda escolar, intercâmbio de gestão educacional, inspecção da educação e o ensino particular na província também são debatidos na reunião.
A vice-governadora da província do Moxico  para o sector  Social e Político, salientou, na abertura dos trabalhos, a importância da iniciativa e  dos temas em análise por contribuírem para a melhoria do sistema de ensino na província do Moxico. />Adriana  Bento, que disse que a grande preocupação do Governo Provincial do Moxico é a redução do analfabetismo, pediu aos participantes o cumprimento das tarefas programada para haver uma educação plena na região.
O Governo Provincial, prometeu, vai continuar a prestar o apoio necessário ao sector da Educação, com a construção de escolas e admissão de professores.
O director provincial do Moxico da Educação, Ciência e Tecnologia,  recordou que  a política do Executivo para o sector se baseia em três pilares fundamentais: melhoria da qualidade de ensino, expansão da rede escolar e a valorização do professor.
Abel Pique referiu que a reforma educativa se destina a melhorar a qualidade de ensino, com a oferta de um projecto educativo inserido numa nova estrutura do sistema de educação, que garante o direito à formação permanente,  tendo em vista a elevação profissional, cultural e científica.      

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