Províncias

Vítimas das chuvas estão a receber casas evolutivas

Pelo menos 50 casas evolutivas, construídas no bairro Belas, a 12 quilómetros da vila de Cazombo, município do Alto Zambeze, foram inauguradas e entregues no domingo, a famílias sinistradas pelas chuvas e vulneráveis.

O acto de entrega coube ao governador em exercício, Francisco Cambango, que se fazia acompanhar da administradora municipal, Adelina Tchilica.
As casas foram erguidas num período de cinco meses, no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
Em declarações à imprensa, a administradora municipal do Alto Zambeze, Adelina Tchilica, revelou que a administração municipal e o Governo Provincial têm vários projectos que estão a melhorar a imagem da vila de Cazombo, com destaque para a construção de infra-estruturas socioeconómicas. />Referiu, ainda, a construção de duas escolas, posto de saúde, ponte sobre o Rio Zambeze, 200 fogos habitacionais, assim como as obras de reabilitação e ampliação dos troços rodoviários Cazombo/Lumbala Caquengue e Luau/Cazombo, sem descurar o fomento agrícola.
Os programas abrangem igualmente a reabilitação e apetrechamento de postos, centros de saúde, casas para professores, médicos e enfermeiros.O município do Alto Zambeze fica a 519 quilómetros a leste da cidade do Luena e possui seis comunas, com cerca de cem mil habitantes.

Tempo

Multimédia