Províncias

Mucoso retoma a produção

Marcelo Manuel | Ndalatando

O perímetro irrigado do Mucoso, localizado a cinco quilómetros da cidade do Dondo, é inaugurado hoje pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga.

Camponeses da região têm recebido vários apoios do Governo para aumentarem a produção no âmbito do programa de combate à
Fotografia: Dombele Bernardo

Após 22 anos de total paralisação, o Executivo, através de um investimento de 1,3 mil milhões de kwanzas, recuperou e ampliou as principais infra-estruturas do perímetro, que foi equipado com meios de última geração.
O director provincial da Agricultura, Fernando Humberto Mesquita, disse que os trabalhos de reabilitação começaram em 2010, para a recuperação de 500 hectares, dos 16 mil existentes onde é feita a produção experimental de citrinos, hortícolas, mandioca e banana.  Em relação à produção de ananás, acrescentou, estão reservadas 36 parcelas e igual número para a produção de mangas.
Fernando Humberto Mesquita frisou que o perímetro irrigado do Mucoso tem uma área para a multiplicação e ensaio de sementes, para garantir produtos com qualidade à população.
A par da zona de produção do perímetro irrigado do Mucoso foram recuperados vários imóveis antigos, com destaque para as casas dos técnicos, áreas administrativas, armazéns e laboratórios. A gestão do perímetro irrigado do Mucoso é feita através de uma parferia público-privada.  Várias famílias camponesas vão viver naquele espaço, segundo o director da Agricultura.
No local, disse Humberto Mesquita, estão asseguradas todas as condições técnicas para a irrigação dos canteiros de produção, através de um sistema de captação hidráulica, com capacidade para bombear 1.­800 metros cúbicos de água por hora, a par da instalação de uma conduta, que também beneficia a população vizinha.

Tempo

Multimédia