Províncias

Mulheres estão a aderir aos cursos profissionais

José Rufino | Luena

A adesão das mulheres nos cursos de formação profissional e de superação académica a nível da província do Moxico foi destacada durante uma palestra realizada ontem, no Instituto Superior Politécnico Privado Walinga, no Luena.

Palestra realizada no Luena juntou várias mulheres
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Durante o encontro que juntou mais de 200 mulheres universitárias inscritas em diversos cursos ficou patente que o interesse destas no concernente a formação tem aumentado nos últimos anos. Isso deixa evidenciando o facto de que as mulheres estão cada vez mais comprometidas com o crescimento do país e da região, em particular. 
Odilha Tchiwile, presidente da Associação de Estudantes do referido instituto, disse que as mulheres podem discutir os seus direitos desde que tenham formação adequada que as habilita a concorrer ao pé de igualdade com os homens.
“Não podemos exigir que nos dêem mais oportunidades quando o nosso nível de escolaridade não é aceitável e com as exigências que se impõe para o exercício de um determinado cargo”, disse ao nosso jornal Odilha Tchiwiele.   
Luciana da Silva, membro da Associação dos Estudantes, ao dissertar sobre o tema “O papel da mulher no desenvolvimento do país”, destacou que nos últimos anos a cifra de senhoras nos lugares de destaque tem aumentado a cada ano que passa.
Por essa razão, apelou maior determinação na formação académica como a única chave de sucesso para a mulher conquistar o seu lugar na sociedade.

Tempo

Multimédia