Províncias

Munícipes informados sobre direitos

Elautério Silipuleni | Ondjiva

O núcleo provincial do Instituto Nacional da Defesa do Consumidor (INADEC), na província do Cunene, está a realizar várias acções de sensibilização sobre os direitos dos consumidores, actividade dirigida aos cidadãos e instituições do ensino das localidades de Ondjiva e de Namacunde.

O director provincial do INADEC, Bernardo Hilundilwa, disse que a campanha visa chamar a atenção dos cidadãos, no sentido de evitarem adquirir produtos sem antes verificar o período de caducidade e o estado de conservação.
A acção visa criar no seio das comunidades a consciência e o hábito do respeito dos direitos e deveres do consumidor, bem como contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade saudável.
O responsável consumidor tem o direito de protecção à saúde e à segurança física, bem como à liberdade de escolher o produto ou serviço que achar conveniente.
Durante a campanha de sensibilização, os munícipes, na sua maioria estudantes e funcionários públicos dos municípios de Cuanhama e de Namacunde, estão a receber folhetos com informações sobre os direitos do consumidor.
Os destinários da campanha de sensibilização esperam que acções do género se estendam para outras localidades da província do Cunene, tendo em conta que muitos habitantes desconhecem os seus direitos enquanto consumidores.
Em resposta, Bernardo Hilundilwa salientou que o instituto vai prosseguir com as acções de educação e sensibilização junto das comunidades, para que os comerciantes aprendam a valorizar os clientes, a sua fonte de rendimentos.

Tempo

Multimédia