Províncias

Município do Quela com mais escolas no próximo ano

O município do Quela vai dispor, em breve, de novas escolas, o que vai permitir a inserção de mais crianças no sistema normal de ensino, disse ontem, à Angop, o administrador municipal.

O município do Quela vai dispor, em breve, de novas escolas, o que vai permitir a inserção de mais crianças no sistema normal de ensino, disse ontem, à Angop, o administrador municipal. Tomás da Conceição referiu que ainda há 838 crianças fora do sistema de ensino, por falta de escolas no município, e recordou que existem planos do Executivo, no âmbito do Programa de investimentos Públicos (PIP) e do Fundo de Apoio à Gestão Municipal, para a construção, a partir de 2011, de 14 novas salas de aula e reabilitação de outras já existentes. Nesse sentido, encontram-se já seleccionados os empreiteiros responsáveis pela construção das mesmas.
O município do Quela tem actualmente 158 professores no activo, aos quais vão juntar-se outros 72, admitidos este ano através de concurso público, e que estão prontos para começar a leccionar em 2011.
O município, localizado a 115 quilómetros da cidade de Malange, tem cerca de 18.500 habitantes, maioritariamente camponeses. Com quatro comunas – sede, Missão dos Bangalas, Moma e Xandel – o Quela ocupa uma superfície de 5.830 quilómetros quadrados.

Tempo

Multimédia