Províncias

Nambuangongo vive dias novos

Alfredo Ferreira | Nambuangongo

O município de Nambuangongo, durante os oito anos de paz foi dotado de várias infra-estruturas sociais, no âmbito do processo de reconstrução nacional.

O município de Nambuangongo, durante os oito anos de paz foi dotado de várias infra-estruturas sociais, no âmbito do processo de reconstrução nacional. Nos últimos anos foram construídas escolas, casas para professores, construção de 40 quilómetros de estradas, iluminação pública e um sistema de abastecimento de água potável.
Localizado a norte do Bengo, a população pratica agricultura de subsistência que ajuda no combate à fome e à pobreza.
O administrador municipal, Van-Dúnem Pereira João, disse ao nosso jornal que nos últimos oito anos, são visíveis os sinais de melhoria nos serviços prestados pelos sectores da saúde, educação, energia, água e reabilitação das estradas.
Van-Dúnem Pereira informou que o projecto do sistema de captação, tratamento e distribuição de água, faz parte do programa do Governo “Água para Todos”. O administrador municipal acrescentou que, durante os oito anos de paz, a região ganhou uma escola do segundo ciclo, postos médicos nas sete comunas e a instalação do ensino primário nas 73 aldeias.
Relativamente ao sector da saúde, a população está a beneficiar de campanhas que visam conter os casos de paludismo, diarreias agudas e doença do sono.
“Os dias de lamentações dos munícipes de Nambuangongo, aos poucos começam a ficar para atrás, porque estamos a usufruir os ganhos da paz” disse Van-Dúnem Pereira. 
 O administrador de Nambuangongo destacou igualmente a importância da paz, sublinhando que permitiu a livre circulação de pessoas e bens em todo o país.
   O município de Nambuangongo, com uma extensão de 5. 603 quilómetros quadrados, tem sete comunas que são Muxaluando, Canacassala, Cage, Gombe, Kicunzo, Kixico e Zala. A população é de 120 mil habitantes.

Tempo

Multimédia