Províncias

Aeroporto do Namibe encerra para obras

Vladimir Prata | Namibe *

O aeroporto internacional do Namibe, Yuri Gagarine, encerra a partir de hoje para receber obras de restauração e ampliação, confirmou, ontem o director provincial da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA), Luís Alberto Julião.

O único aeroporto da província até agora operacional fica encerrado até ao próximo mês de Agosto para ser ampliado e modernizado
Fotografia: Jornal de Angola

O aeroporto internacional do Namibe, Yuri Gagarine, encerra a partir de hoje para receber obras de restauração e ampliação, confirmou, ontem o director provincial da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA), Luís Alberto Julião.
O único aeroporto da província até agora operacional fica encerrado até ao próximo mês de Agosto para ser ampliado e modernizado. A empresa Odebrecht é a responsável pelas obras mas deve sub-contratar empresas como a Somague e Omatapalo para acelerar a conclusão da intervenção.
Com o encerramento do aeroporto Yuri Gagarine, a alternativa para os habitantes do Namibe passa a ser o Aeroporto Internacional da Munkanka, na cidade do Lubango.
“Sabemos que vai causar incómodos aos cidadãos terem de subir a Serra da Leba até ao Lubango, mas pensamos que estas obras vão ser uma mais-valia para a província, pois é necessário dar outra imagem ao aeroporto do Namibe”, disse o director da ENANA, apelando à paciência de todos.
Luís Alberto Julião explicou que a aerogare vai ser ampliada nas suas duas alas, o que resulta no aumento de espaço e da capacidade de atendimento na aérea protocolar, salas de embarque e desembarque.
As obras implicam, igualmente, a reabilitação da torre de controlo, da central eléctrica e de manutenção do aeroporto. A intervenção abrange também as pistas, uma vez que as cabeceiras já apresentam mau estado técnico, de acordo com o responsável local da ENANA.
Sem precisar os custos da execução da empreitada nem do equipamento técnico a ser utilizado nas obras, Alberto Julião garante que o aeroporto Yuri Gagarine, que já tem categoria internacional, vai ser muito melhor e fica com maior capacidade e comodidade no atendimento dos viajantes.
O governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos, que anunciou o encerramento do aeroporto a partir de hoje, referiu que a obras de ampliação do aeroporto Yuri Gagarine vão ter impacto a nível nacional, pois fica preparado para receber turistas do mais alto nível.
 
Fórum do Turismo

Representantes de unidades hoteleiras, turísticas, agências de viagem, companhias aéreas e similares da província do Namibe participam, desde ontem, no segundo fórum do turismo, uma promoção do secretariado das “Festas do Mar” deste ano.
O encontro tem como principal objectivo divulgar, valorizar e rentabilizar os vários pontos turísticos da província, servir de ensaio para as actividades a realizar antes e durante a realização do Mundial de Hóquei em Patins, que Angola acolhe em Setembro, de acordo com a directora provincial da Hotelaria e Turismo, Amélia de Jesus Camunheira.
Na abertura do encontro, o governador Issac dos Anjos apelou aos operadores para explorarem bem os pontos turísticos da província, já que existem muito mais emblemas típicos para oferecer e que não estão a ser explorados.
“Temos a Serra das Neves, também ainda pouco explorada ou as águas quentes da vila do Ndolondolo. São pontos que podem atrair a vinda de mais turistas”, referiu o governador do Namibe.

*Com Manuel de Sousa

Tempo

Multimédia