Províncias

Agricultura incentivada na região do Virei

Manuel de Sousa | Cavelocamue

As mulheres da povoação de Cavelocamue, no município do Virei, foram incentivadas a reforçar o dinamismo no trabalho da terra, com vista a aumentar a produção e ajudar na melhoria das condições das suas vidas e a combater a pobreza.

O apelo foi lançado pela presidente do Comité Provincial da Mulher Rural do Namibe, Vanda Pinto de Andrade, que reconheceu as necessidades que as populações rurais enfrentam, principalmente de instrumentos de trabalho.
As mulheres de Cavelocamue e de outras partes do município do Virei foram  incentivadas a produzir mais, já que elas são o garante do sustento das famílias.
Para apoio às actividades desenvolvidas pelas mulheres rurais, a presidente do comité disse que há garantias das autoridades de que, nos próximos dias, a localidade vai beneficiar da abertura de mais furos de água, construção de escolas, posto médico e uma área habitacional, além de outros serviços sociais. O comité está a levar a cabo actividades de auscultação das necessidades das populações, para posteriormente adquirir meios para diminuir em grande escala as vicissitudes enfrentadas pelas mulheres rurais.
A administradora do município do Virei, Juliana Fonseca, considerou o trabalho das mulheres rurais positivo, na medida em que, no exercício económico de 2012, começaram com 36 hectares e 56 famílias e hoje trabalham 281 famílias em vastas áreas agrícolas. Juliana Fonseca salientou que, em Cavelocamue, as autoridades pretendem atingir os 150 hectares.

Tempo

Multimédia