Províncias

Água e saneamento são prioridade

João Upale | Namibe

Mais de 104 milhões de dólares são investidos este ano na reabilitação e no reforço da captação da rede de abastecimento de água e saneamento da cidade do Namibe, revelou, ontem,  o Governo provincial em comunicado saído da sua reunião ordinária.

Governo provincial apela à população para a necessidade de proceder à revisão do sistema de canalização interna de água nas suas residências
Fotografia: Marcelo Manuel

O  projecto, encarado como uma das principais acções das autoridades locais, comporta  a construção de uma estação de tratamento de água, sistema de captação com sete furos e tanques de armazenamento de 20 milhões de litros de água, refere o Governo provincial. No domínio das águas são desenvolvidos projectos nos municípios do Tômbwa e Virei, informou o Governo provincial, que explicou que neste processo  são abrangidas as localidades da Bibala e do Camucuio, no quadro do programa “Água para Todos”.
Nessa conformidade, o Governo provincial  apela  à população para a necessidade de proceder à revisão do sistema de canalização interna de água nas suas residências, tendo em conta as perspectivas de abastecimento resultante do projecto em concurso. Na reunião foi aprovado o relatório de execução financeira do primeiro trimestre deste ano, que registou uma receita fiscal equivalente a mais de mil milhões de kwanzas, um  incremento considerável da receita comunitária, em relação a igual período em 2015.
O documento refere que em relação à despesa efectiva, face aos recursos disponibilizados, as receitas cifraram-se em 99,23 por cento, o equivalente a um total de quatro mil milhões de kwanzas.
Com este pressuposto, o Governo da província afirma  o seu empenho em manter os níveis de execução financeira acima dos 95 por cento, primando, para o efeito, “por uma gestão parcimoniosa no estrito cumprimento dos prazos estabelecidos”.

Tempo

Multimédia