Províncias

Balcão do empreendedor inaugurado em Camucuio

Vladimiro Prata | Camucuio

O primeiro Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município do Camucuio foi inaugurado pelo governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos.

O primeiro Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município do Camucuio foi inaugurado pelo governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos.
Com a abertura deste balcão, os cinco municípios da província passam a contar com a presença do programa lançado no ano passado pelo Executivo, dando oportunidade aos jovens e mulheres de terem o seu próprio negócio.
A delegada provincial da Justiça, Paula Marisa Correia, disse que falta ainda inaugurar um segundo balcão no município sede do Namibe, totalizando seis em toda a província.
Tal como os demais, o BUE do Camucuio dispõe de um balcão do BPC, área para informações, do coordenador, Registo Civil e serviços internos. Tem ainda uma unidade técnica municipal, Identificação Civil e Criminal, espaço de atendimento e de espera para o público. No dia em que foi inaugurado, deram entrada 43 processos em todos os serviços.

Centro de leitura

O governador inaugurou ainda um centro de leitura na sede do Camucuio e fiscalizou vários empreendimentos, entre os quais as obras para a construção de 100 casas, dos 200 fogos habitacionais previstos para o município.
A meio da sua visita, Isaac dos Anjos conversou com as populações das várias localidades e ouviu as principais inquietações dos jovens, das mulheres, dos agricultores e criadores de gado.
Antes de deixar o município, deslocou-se à comuna do Mamue, onde inspeccionou o sistema de tratamento de água e visitou as águas termais de Ndolondolo. A última etapa da sua campanha foi feita na comuna do Chingo, onde, além de inaugurar o centro de saúde, fiscalizou as obras da ponte sobre o Rio Chingo.
O município do Camucuio tem uma superfície territorial de 7.452 quilómetros quadrados e uma população calculada em cerca de 140.680 habitantes.
O seu clima é tropical seco, semi-desértico, com duas estações por ano bem definidas: seca e chuvosa.
O município do Camucuio é atravessado por muitos rios, todos eles intermitentes.
Do ponto de vista administrativo, é constituído por duas comunas: Mamue e Chingo.
Quanto à povoação das Cacimbas, dada a sua elevada concentração populacional, a administração municipal propõe que a mesma seja elevada à categoria de comuna.

Tempo

Multimédia