Províncias

Bentiaba recebe água e luz

Afonso Costa e João Upale| Namibe

O governador provincial do Namibe, Rui Falcão, garantiu que as autoridades vão resolver de maneira célere o problema do abastecimento de água potável e fornecimento de luz eléctrica, para as populações da comuna do Bentiaba.

Populações de Bentiaba vão deixar de viver as grandes dificuldades para conseguir água
Fotografia: Afonso Costa| Namibe


Rui Falcão anunciou a criação de mecanismos para que estes serviços básicos cheguem ao Bentiaba, com a aposta na construção de outras infra-estruturas, com vista à melhoria das condições de vida das populações.
Rui Falcão salientou que, além das autoridades, “é necessário o apoio de todos e que cada um no seu sector deve fazer um pouco mais, para ajudar ao rápido desenvolvimento da comuna, pertencente ao município do Namibe”.
O administrador do Bentiaba, Jorge Mateus, revelou que a comuna foi beneficiada com infra-estruturas sociais, com destaque para o edifício da administração e um centro médico. No sector da Educação, a comuna beneficiou de seis escolas, perfazendo um total de 29 salas. Este ano foram matriculados 1.443 alunos, dos quais 687 são de sexo feminino.
Com 601 professores, a comuna possui ainda algumas salas do segundo ciclo, anexas à Escola Welwitchia Mirabilis, onde no presente ano se matricularam 200 alunos. Foram já lançados no mercado de emprego 177 técnicos médios, nas especialidades de ciências económicas e jurídicas e ciências humanas.
Quanto à merenda escolar, o administrador da comuna do Bentiaba, Jorge Mateus, disse que este programa abrange de 766 alunos, com idades entre os cinco e os 12 anos.
O administrador comunal de Bentiaba disse que o funcionamento do sector da Saúde é satisfatório, já que existem quatro unidades em plena actividade, um centro médico, com 20 camas, ambulância e um outro veículo de apoio.

Tempo

Multimédia