Províncias

Camponeses do Namibe com créditos bonificados

Manuel de Sousa | Namibe

Um total de 15 cooperativas e associações agrícolas da província do Namibe beneficiou, até ao momento, de crédito bancário avaliado em cerca de 127 milhões de kwanzas.

Um total de 15 cooperativas e associações agrícolas da província do Namibe beneficiou, até ao momento, de crédito bancário avaliado em cerca de 127 milhões de kwanzas.
De acordo com o director da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gabriel Félix, os referidos montantes foram cedidos pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) e Banco de Comércio e Indústria (BCI), durante os últimos quatro anos.
Gabriel Félix revelou, com satisfação, que os camponeses que beneficiaram dos montantes financeiros já começaram a reembolsar a dívida contraída junto dos bancos em referência, cujos valores atingem os 44 milhões de kwanzas.
“O aumento da segurança alimentar, da qualidade de vida das populações e a redução da dependência externa constam entre as prioridades do Executivo, visando o combate à fome e redução da pobreza”, disse Gabriel Félix.
Para a presente campanha agrícola 2011/2012, o sector da Agricultura prevê a preparação de 13 mil hectares de terras, que envolvem milhares de camponeses.
Gabriel Félix revelou que o seu sector vai continuar a reparar o edifício dos serviços veterinários e prima pelo fomento pecuário, da fruticultura, cereais, hortícolas, leguminosas, raízes e tubérculos.
O responsável afirmou que vai continuar igualmente a apoiar a campanha de vacinação de gado e a construção e reabilitação de mangas de vacinação.


Campanha anterior
 


Relativamente à produção agrícola na campanha agrícola 2010/2011, o registo foi de dez mil toneladas de produtos diversos, cujo destaque vai para o cultivo de tomate, cebola e da banana.
No sector da pecuária, acrescentou, foram vacinados 170 mil bovinos contra a peripneumonia bovina e carbúnculo hemático, dermatite nodular e outras doenças, com destaque para o município da Bibala e do Camucuio.
Na área florestal, foram produzidas em viveiros 60 mil plantas.
A governadora do Namibe, Cândida da Silva, afirmou que, apesar das dificuldades, os camponeses estão a obter algum rendimento, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.
Segundo a governadora Cândida da Silva, os resultados obtidos na campanha passada são bons, já que a província beneficiou de muita chuva.

Tempo

Multimédia