Províncias

Cândida Celeste promete o reforço do fornecimento de energia e água

João Upale|

A governadora da província do Namibe, Cândida Celeste, garantiu o reforço do abastecimento de água às zonas periféricas, com a entrada em funcionamento da nova captação e a implantação de novos Postos de Transformação de energia eléctrica (PT), nos próximos tempos. 

Esta é uma das condutas que está a canalizar a água em vários municípios da província do Namibe
Fotografia: Jornal de Angola

A governadora da província do Namibe, Cândida Celeste, garantiu o reforço do abastecimento de água às zonas periféricas, com a entrada em funcionamento da nova captação e a implantação de novos Postos de Transformação de energia eléctrica (PT), nos próximos tempos.
Cândida Celeste proferiu estas declarações no termo da jornada de campo que realizou no fim-de-semana aos sectores de energia e água, tendo afirmado que este conjunto de acções visa beneficiar a população destes bens de consumo sem restrições.
Do seu ponto de vista, a cidade do Namibe está em franco crescimento, com a construção de novas infra-estruturas habitacionais erguidas no âmbito do projecto da auto- construção dirigida  e é urgente que a água e a luz cheguem às moradias. “ No bairro 5 de Abril, a capacidade de fornecimento de energia é insuficiente. Necessitamos de, futuramente, aumentar a potência instalada, com a instalação de mais postos de transformação PT em algumas áreas, bem como melhorar o abastecimento de água”, afirmou.  
A governadora manifestou ainda a sua satisfação pelo trabalho que está a ser realizado nos sectores de energia e água que garantem o fornecimento a cerca de 70 por cento da população namibense. “Sinto-me satisfeita com o que acabei de ver relativamente à energia. Tomei conhecimento de que a população namibense é abastecida. Todas as habitações têm energia, as ruas estão iluminadas. Tem energia suficiente para poder satisfazer toda a população, assim como a água”, notou. Louvou ainda a entrega e dedicação do pessoal da direcção das Águas e Energia pelo sacrifício e empenho demonstrado no trabalho por funcionarem com muitos trabalhadores já aposentados.
A governante precisou que o seu executivo prevê a vedação de parte da captação de água, bem como perspectiva a criação de um centro de análise das águas, para assegurar um abastecimento com qualidade, à população.
A governadora ficou igualmente inteirada do funcionamento da Central Termoeléctrica do Xitoto e suas dependências, as captações do Benfica e do Kussy, reservatório de água no bairro Valódia e postos de transformação no bairro 5 de Abril, localizada na periferia da cidade.
 
Água e luz na quadra festiva

O director provincial de Energia e Águas, Arlindo Tavares, afirmou que tudo está a postos para melhorar o fornecimento de água em toda cidade e sua periferia durante a quadra festiva. “É nosso objectivo manter todos os sistemas funcionais. O problema surgido há tempos já foi resolvido”, indicou.
Referiu que os extremos da cidade, as proximidades do aeroporto e a periferia do bairro 5 de Abril são áreas nas quais ainda não jorra água nas torneiras, o que representa que 30 por cento da população não beneficia dela. “Temos vindo a tentar minimizar esta situação. A solução será imediata assim que tenhamos os equipamentos para superar o problema.”, prometeu Arlindo Tavares.
Para o director provincial da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), António Vidal, o fornecimento de energia eléctrica às cidades do Namibe e do Tômbwa está regularizado, tendo garantido haver produção suficiente para atender a demanda durante a quadra festiva. Assegurou ainda que todos os sistemas estão a funcionar normalmente, realçando não haver restrições por défice de produção e acreditar numa melhoria significativa em relação aos anos anteriores.
António Vidal referiu que a nova unidade com a potência de 10 megawatts, recebida em Maio, trouxe uma outra dinâmica ao sector em termos de fornecimento de energia eléctrica às duas cidades. Neste momento, consomem em conjunto 12,7 megawatts, contra os 12 anteriores.

Tempo

Multimédia