Províncias

Casos de tuberculose aumentam no Namibe

João Upale | Namibe

As autoridades sanitárias do Namibe estão preocupadas com o aumento de casos de tuberculose na província, afirmou o director administrativo do Hospital Sanatório.

População é aconselhada a ir aos hospitais logo após os primeiros sintomas da doença
Fotografia: Jornal de Angola

Kanhewe Paulo disse ao Jornal de Angola que, de Janeiro a Novembro deste ano, foram feitas no Hospital Sanatório 12.456 consultas, que permitiram detectar 448 novos casos de tuberculose.
Durante o período em análise, acrescentou, foram internados 969 doentes, com uma média mensal de 88, dos quais 142 faleceram, numa média mensal de 13 óbitos.
O Hospital Sanatório da província do Namibe tem capacidade para internar 120 doentes.
“Queremos que não haja mais casos, pois cada caso novo tem sempre a probabilidade de contaminar cerca de dez pessoas”, disse  o director do Hospital Sanatório da província do Namibe.

Donativo da rádio

Para reduzir as carências do Hospital Sanatório, a Rádio Difusão Nacional de Angola no Namibe entregou na quinta-feira um donativo, composto por bens alimentares (arroz, fuba de milho, óleo e massa alimentar), detergentes e roupa usada.
O director da Rádio Namibe, Jerónimo Gonçalves, frisou que a iniciativa se associa aos “esforços do Governo” destinados a melhorar as condições do Hospital Sanatório.
O director provincial da Saúde em exercício, Gaspar Cardoso, agradeceu a oferta e convidou outras entidades a seguirem o exemplo, acudindo a vidas humanas.

Tempo

Multimédia