Províncias

Cidade do Namibe está engalanada para dar mais alegria à quadra festiva

João Upale | Namibe

As ruas da cidade do Namibe estão engalanadas e registam, nos últimos dias, um grande movimento sobretudo de pessoas que vieram passar à província a quadra festiva.

Nos armazéns é grande a procura de bens de primeira necessidade e mimos de Natal
Fotografia: Afonso Costa | Namibe

As ruas da cidade do Namibe estão engalanadas e registam, nos últimos dias, um grande movimento sobretudo de pessoas que vieram passar à província a quadra festiva. O movimento de peões, kupapatas e candongueiros é intenso. Todos querem comprar produtos para rechear as suas na ceia de Natal e na passagem de ano.
O frenesi começa logo nas primeiras horas da manhã, com as lojas e armazéns que vendem os produtos mais desejados nesta época e outros bens de primeira necessidade a registarem grandes enchentes. O mesmo se verifica nas bilheteiras dos autocarros e nas paragens dos táxis intermunicipais e que vão para outras províncias.
A vila piscatória do Tômbwa e a cidade do Lubango, na província da Huíla, são os destinos dos que desejam passar as festas junto dos familiares que vivem noutras localidades. Os passageiros são jovens em idade escolar que se encontram de férias. É nesta época também que os taxistas e os industriais de transportes de carga aproveitam para facturar mais, praticando, por vezes, preços à margem dos que está definido pelas autoridades. Mas é notória a diminuição dos preços, sobretudo quando há falta de clientes.
As agências bancárias s na cidade do Namibe também registam enormes filas de clientes.  No porto comercial há também a longas filas de camiões para carregarem as mercadorias que chegam nos navios. Muitos camionistas seguem a rota para as províncias da Huíla, Cunene e até mesmo além fronteiras, através do corredor da SADC.  
Nos últimos dias, a procura de gás de cozinha foi anormal e houve uma ruptura de stocks. Mas esta situação já foi ultrapassada e durante a quadra festiva está garantido o normal fornecimento do produto.

Tempo

Multimédia