Províncias

Crianças do Virei estão satisfeitas com a inauguração de mais salas

João Upale|Virei

O município do Virei, no Namibe, tem mais uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário com 12 salas e capacidade para 1.260 alunos, divididos em três turnos.  

Petizes matriculados na escola 17 de Setembro prometem empenho nos estudos
Fotografia: Afonso Costa|Virei

O município do Virei, no Namibe, tem mais uma escola do primeiro ciclo do ensino secundário com 12 salas e capacidade para 1.260 alunos, divididos em três turnos.   
Inaugurada na segunda-feira pela governadora Cândida Celeste, o estabelecimento 17 de Setembro, além das salas, dispõe de áreas para os serviços administrativos completamente apetrechados.
As crianças do Virei, as principais beneficiárias, manifestaram a sua satisfação por verem erguida a escola que há muito aguardavam com bastante ansiedade, permitindo que elas estejam inseridas no sistema normal de ensino.
Laura Natália Borges, 12 anos, disse, na mensagem de agradecimento em nome de todos os meninos da vila, que com a entrega da escola, “estamos consciente do nosso dever que é o de continuarmos a estudar”.
Estudante da 6ª classe, disse estar certa que o Executivo está a cumprir o seu programa de desenvolvimento e a proporcionar um futuro melhor para as crianças, dando-lhes uma escola condigna.
As crianças prometem tudo fazer para cuidar desta “ linda escola que tanto custou aos cofres do Estado”, tendo como lema “estudar, estudar, estudar” para o futuro do país, da província e do município.
A governadora, que procedeu ao corte da fita da escola, prometeu construir mais salas no município do Virei e noutros, para absorver mais crianças no sistema de ensino, como garantia reflectida nos 11 compromissos da criança, assumidos pelo Governo angolano e parceiros legais.
“Vai haver mais escolas para vocês, mas devem cuidá-las para o vosso bem e o dos sucessores”, afirmou Cândida Celeste.
 
Novos meios para a Saúde
 
O governo da província do Namibe entregou ao hospital municipal do Virei três viaturas, para os serviços primários de saúde pública e de ajuda na cobertura dos serviços de consulta em ambulatório.  
A governante prometeu contemplar, com motorizadas, todos os agentes responsáveis dos postos de saúde das localidades distantes da sede municipal.
Na vila do Virei, a governadora verificou o andamento das obras de construção de uma biblioteca municipal, residência geminada do tipo T2 e dez outras uni-familiares T1 e T2, para quadros locais.
Além disso, reinaugurou a estrada do Namibe quilómetro 17, um projecto do Programa de Investimentos Públicos.

Tempo

Multimédia